sábado, 25 de fevereiro de 2017

Budismo Tibetano Vajrayana

O caminho essencial de todos os veículos ilimitados do Dharma, alguns dos quais brevemente descritos aqui, é desenvolver a renúncia aos sofrimentos do samsara. A base para essa renúncia é seguir o código de conduta agrupado em qualquer um dos sete conjuntos de votos da auto-liberação [sânsc. pratimoksha].
O Renascimento Humano Precioso e a Impermanência
Medite sobre as dificuldades de receber um renascimento humano precioso e sobre se esta condição excelente de tempo livre continuará. Pense sobre o quão difícil será obter no futuro uma outra forma humana. Bem agora, nós a temos e nosso renascimento tem tanto significado que é tão preciosa quanto uma jóia que realiza desejos. Mas esta vida não durará. É incerto se morreremos velhos, jovens ou com meia idade. As circunstâncias e condições para a morte são muitas, mas as condições para manter a vida são poucas.
Os dias, os meses e as quatro estações, os amigos, os parentes e os inimigos, e assim por diante, tudo muda e termina. Pensando de novo e de novo sobre todas estas mudanças, por favor se lembre da impermanência.
Karma
Você não deveria pensar que após a morte apenas se dissolverá no meio do espaço. Nem deveria pensar que os humanos necessariamente renascem como humanos, ou os cavalos como cavalos. Todos os seres sencientes são levados por suas ações [sânsc. karma] em muitos lugares e formas diferentes nas quais se pode renascer na existência cíclica: em reinos altos ou baixos; com prazeres grandes ou pequenos; com propriedade e poder [ou não]; com um corpo bom ou ruim. Neste samsara há muitos karmas e resultados diferentes. Todas estas várias aparências e aspectos da existência surgem devido aos diferentes atos de virtude, não-virtude ou de alguma combinação dos dois. Estes atos pode ser condensados nas dez ações virtuosas ou não-virtuosas. O resultado das ações virtuosas e não-virtuosas amadurece de quatro modos diferentes:
Como o resultado amadurecido;
Como uma experiência de acordo com a causa;
Como uma atividade de acordo com a causa; e
Como o resultado ambiental [pessoal ou coletivo].
Ações virtuosas amadurecem apenas em seus próprios resultados específicos.
Se você não tiver feito a ação [karma], não poderá encontrar seu resultado, mas os resultados de todas as ações que você fez durante o tempo não desaparecerão por si mesmos. É certo que o resultado virá e que ele virá para aquele que criou o karma.
Todos os fenômenos vistos em sua experiência são o resultado do karma. Você pode experienciar o resultado de suas ações kármicas durante a mesma vida, na próxima vida ou em qualquer vida após esta. Há resultados kármicos que estão certos de amadurecer e outros que são incertos. Por favor consulte os Sutras e seus Comentários para explicações mais detalhadas de todos os vários aspectos da ação [karma] e de seus resultados. A prática de adotar e rejeitar as causas e resultados [apropriados ou desapropriados, respectivamente] é o coração do Buddhadharma, e as Quatro Nobres Verdades e a Lei da Originação Interdependente são os pontos essenciais e profundos do Dharma.
Existência Cíclica e Sofrimento
Através da força do karma, as seis classes de seres sencientes vagam, perdidos através dos três reinos superiores e dos três reinos superiores.
Nas Três Esferas da Existência, não há qualquer coisa, nem mesmo um átomo, que não sejam condicionados e, como resultado, o sofrimento do sofrimento, o sofrimento da mudança e o sofrimento que permeia a existência condicionada atormentam os seres renascidos aqui. Em particular, cada reino é afligido com sofrimentos específicos.
Ações não-virtuosas resultam em sofrimentos, enquanto as ações virtuosas maculadas causam renascimento nos reinos superiores se especialmente na Concentração Mundana sem oscilar, que o leva para os reinos mais altos, os Reinos Sem Forma. Mas até mesmo estes seres, que estão nesses estados altos, devem renascer de novo porque não abandonaram a ignorância [a raiz do samsara]. Eles cairão nos estados inferiores em seus próximo renascimento. Isto é assim porque permanecer nesta existência cíclica é como permanecer em um fogo, ou em um ninho de cobras venenosas. Não deseje ou rogue por felicidade samsárica. Ao invés disso, por favor desenvolva uma renúncia sonora às causas do sofrimento, sempre desejando ser livre do ciclo de renascimentos.
O Mestre Espiritual
A raiz da entrada no caminho para o nirvana é o mestre espiritual. Permaneça próximo dele e confie nele. Escolha um mestre que tenha se domado ouvindo muitos ensinamentos. Ele deveria ser hábil na prática da lei do caminho [tib. tsültrim / tsul trim, disciplina ou moralidade] e na bodhichitta, deveria ter uma visão pura da realidade e ter grande compaixão. Dele deveria ter a habilidade de cortar as dúvidas dos outros. Então, depois de receber a iniciação e o samaya tântrico [votos e compromissos sagrados] deste lama, você deveria fazer o que ele diz.
Conforme sua fé e devoção aumentam, boas qualidades serão realizadas. Portanto, permaneça próximo de um lama excelente, estimando a oportunidade de servi-lo.
A fala e os conselhos do lama são o mesmo que o néctar da imortalidade. Quando mais você tiver ouvido, nenhum [de seus conselhos] deveria ser visto em vão. Então, sem abandonar qualquer um deles, adote-os em sua própria prática. Pense e medite sobre seus conselhos porque nenhum benefício virão de simplesmente ouvi-lo, assim como a água não pode saciar sua sede a menos que você a beba. Por esta razão, você deveria permanecer em um lugar isolado e recluso.
O Refúgio
Tomar refúgio é o fundamento do caminho e de todos os votos. Ele distingue os buddhistas dos não-buddhistas, fornecendo-nos a proteção de todos os deuses e humanos. Ele nos faz atingir a acumulação de todas as coisas boas e auspiciosas nesta vida e nas futuras. Deveríamos depositar nossas mentes com as Três Jóias do refúgio: Buddha, o professor; Dharma, o protetor; e Sangha, o libertador.
Quando tomar refúgio, não se iluda simplesmente falando enfaticamente as palavras, mas sim desenvolva uma confiança real nos objetos de refúgio.
Então, cuidadosamente guarde todos os compromissos do refúgio.
A Bodhichitta
A prática principal do Mahayana é a bodhichitta, que é a essência do leite batido do Dharma sagrada. Se não há bodhichitta, a sua prática, seja ela do Sutra ou do Tantra, será "sem essência" como uma bananeira. Não apenas isso, você também deveria lembrar que, onde quer que o espaço permeie, há seres sencientes [que estão procurando pela felicidade]. Os próprios renascimentos, tomados seqüencialmente, são sem início, e então teremos renascido por incontáveis vezes. Cada ser senciente foi nossa mãe e pai inumeráveis vezes, e assim, a quantidade de benefício que recebemos deles é inconcebível. Portanto, deveríamos meditar sobre o amor e sobre a grande compaixão para todos os seres senciente: inimigos, amigos, parentes e estranhos. Desenvolva o equilíbrio que é livre de manter alguns próximos, com desejos, e outros distantes com, raiva. Pensando com um bom coração sobre os benefícios dos outros, você deveria usar seu corpo, fala e mente para praticar a virtude e sempre fazer preces especiais e nobres.
S.S. Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö རྫོང་གསར་མཁྱེན་བརྩ་ཆོས་ཀྱི་བློ་གྲོས་
Tashi delek བཀྲ་ ཤིས་ བདེ་ ལེགས Que absolutamente todos os Seres Sencientes possam se beneficiar destes ensinamentos.!