segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Rosacrucianismo e Mestre Jesus, o Cristo

"EX DEO NACIMUR , IN JESU MORIMUR , PER SPIRITUM SANCTUM REVIVISCIMUS."

"Que símbolo fecundo vem na aurora ansiosa?
Na Cruz morta do Mundo a Vida, que é a Rosa....
Que símbolo divino traz o dia já visto?
Na cruz, que é o destino, a rosa que é o Cristo....
Que símbolo final mostra o sol já desperto?
Na Cruz morta e fatal a Rosa do Encoberto.
Fernando Pessoa
Irmão C.R+C

"Há quatro espécies de homens:
O que não sabe e não sabe que não sabe: é tolo - evita-o;
O que não sabe e sabe que não sabe: é simples - ensina-o;
O que sabe e não sabe que sabe: ele dorme - acorda-o;
O que sabe e sabe que sabe: é sábio - segue-o."

Não faço, creio, ofensa em supor que, como a maioria dos anti-rosacruzes, muitas pessoas são totalmente desconhecedoras do assunto Rosacrucianismo. O que sabe dele é até, porventura, pior que nada, pois, naturalmente, terá nutrido o seu anti-rosacrucianismo da leitura da imprensa chamada católica, ou pior, da neo-pentecostal, onde, até nas coisas mais elementares da matéria, erros se acumulam sobre erros, e aos erros se junta, com a má vontade, a mentira e a calúnia, senhoras suas filhas...Não creio, que os detratores(as) convivam habitualmente com os livros de Jacob Boehme, Jan Amos Comenius, Johann Valentinus Andreae, Frances Yates, Paracelso, Michael Meier, Robert Fludd, Spinoza.....Ora se nossos detratores(as) estão nesse estado de trevas com respeito à natureza, fins e organização do Rosacrucianismo, suponho que em igual condição estejam muitos outros(as), com a diferença de que se não propuseram a falar sobre matéria que ignoram...

Saibam perfeitamente quem lhes está falando, e o que vão ler, se quiserem, é escrito por quem sabe o que está escrevendo. Não que o que vou dizer exija profundos conhecimentos Rosacruzes: é matéria puramente de superfície, da vida externa da Ordem. Exije, porém, conhecimentos, e não ignorâncias, fantasias ou mentiras.Quem nos detratou não sabe o que é Rosacrucianismo, provavelmente, pois o mal é esse, não sabe. Nesse ponto, se não sabe, terá de continuar a não saber. De mim, pelo menos, não receberá a luz. Forneço-lhe, em todo o caso, uma espécie de meia-luz, qualquer coisa como a "treva visível"..........Creio não errar ao presumir que nossos detratores(as) supõem que a Rosacruz é uma associação secreta. A Rosacruz é uma Ordem secreta, ou, com plena propriedade, uma Ordem iniciática, não sabem, provavelmente, em que consiste a diferença. Pois o mal é esse, não sabem.

A Ordem Rosacruz é secreta por uma razão direta e derivada, a mesma razão por que eram secretos os Mistérios antigos, incluindo os dos primitivos cristãos, que se reuniam em segredo, para louvar a Deus, em o que hoje se chamariam Lojas ou Capítulos, e que, para se distinguir dos profanos, tinham fórmulas de reconhecimento, toques, ou palavras de passe, ou o que quer que fosse.Por esse motivo os romanos lhes chamavam ateus, inimigos da sociedade e inimigos do Império, precisamente os mesmos termos com que hoje os Rosacruzes são brindados pelos sequazes da Igreja Romana e seus satélites pentecostais, filhas, talvez ilegítimas, daquele Rosacrucianismo remoto

Resulta desta comunidade de espírito profundo, deste íntimo e secreto laço fraternal, que ninguém quebrou nem pode quebrar, que uma Ordem R+C, ainda que tenha poucas ou nenhumas relações com outra, não vê todavia com indiferença o ser esta atacada por profanos.

Acabei. Convém, porém, não acabar ainda. Provei neste tópico que os ataques de nossos detratores (as), além do produto da mais completa ignorância do assunto, injusto e cruel. Não considerei, porque não tinha que considerar, se o Rosacrucianismo merece o mau conceito em que evidentemente a tem nossa detratora e outros que nada sabem da matéria. Esse ponto estava fora da linha do meu argumento. Como, porém, muita gente não sabe raciocinar, pode alguém supor que me esquivei a esse ponto. Vou por isso tratar dele embora protestando contra mim mesmo. Quem sofre com isso é o leitor....

O Rosacrucianismo compõe-se de três elementos: o elemento iniciático, pelo qual é secreta; o elemento fraternal; e o elemento a que chamarei humano, isto é, o que resulta de ela ser composta por diversas espécies de pessoas, de diferentes graus de inteligência e cultura, e o que resulta de ela existir em muitos países, sujeita portanto a diversas circunstâncias de meio e de momento histórico, perante as quais, de país para país e de época para época, reage, quanto à atitude social, diferentemente.Nos primeiros dois elementos, onde reside essencialmente o espírito Rosacruz, a Ordem é a mesma sempre e em todo o mundo. No terceiro, o Rosacrucianismo como aliás qualquer instituição humana, secreta ou não, apresenta diferentes aspectos, conforme a mentalidade de Rosacruzes individuais, e conforme circunstâncias de meio e momento histórico, de que ela não tem culpa.Neste terceiro ponto de vista, todo o Rosacrucianismo gira, porém, em torno de uma só idéia, a tolerância; isto é, o não impor a alguém dogma nenhum!!!!!!!!

Surgimento dos Manifestos R+C – 1614

A Ordem que foi pela primeira vez publicamente conhecida no século XVII através de três manifestos e insere-se na tradição esotérica ocidental, corrente de pensamento hermético-cristã.Alguns historiadores sugerem a sua origem num grupo de protestantes alemães, entre 1607 ou 1616, quando três textos anônimos foram elaborados e lançados na Europa: Fama Fraternitatis R.C., Confessio Fraternitatis Rosae Crucis e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz Ano 1459. A influência desses textos foi tão grande que a historiadora Frances Yates denominou este período do século XVII como o período do Iluminismo Rosacruz.O Sermão da Montanha que contém os fundamentos do discipulado Cristão, também realçados no manifesto Rosacruz Confessio Fraternitatis: "... nós nos reconhecemos como professando verdadeira e sinceramente Cristo (...) viciamo-nos na verdadeira Filosofia, levamos uma vida Cristã"."Que pensam vocês, queridas pessoas, e como parecem afetados, vendo que agora compreendem e sabem, que nós nos reconhecemos como professando verdadeira e sinceramente Cristo", não de um modo exotérico, "condenamos o Papa", e sim no verdadeiro sentido esotérico do Cristianismo".
LUTERO
A grande maioria dos personagens relacionados com o lançamento dos "Manifestos Rosacruzes" se originaram do meio luterano alemão. É de se notar que o próprio Lutero foi um dos primeiros a utilizar uma "rosa-cruz" (o "selo de Lutero", ou "rosa de Lutero") como símbolo de sua teologia. Abaixo de muitas rosas de Lutero está a frase: “O coração do cristão permanece em rosas, quando ele permanece sob a cruz.”


Extratos do Manifesto R+C Fama Fraternitatis -1614

EX DEO NACIMUR , IN JESU MORIMUR , PER SPIRITUM SANCTUM REVIVISCIMUS (De Deus nascemos , em Jesus morremos, pelo Espírito Santo revivemos) "O único sábio e misericordioso Deus nestes últimos dias derramou abundantemente a Sua graça e clemência sobre a Humanidade, conduzindo-nos cada vez mais ao conhecimento perfeito de Seu Filho, Jesus Cristo, e da natureza, para que possamos justificadamente bendizer o tempo venturoso em que vivemos. Não só nos revelou a metade até então desconhecida e oculta do mundo , mas também muitas obras e criaturas da natureza, jamais vislumbradas anteriormente. Além disto favoreceu a emergência de homens de grande sabedoria para renovar , transformar e aperfeiçoar todas as artes (tão maculadas e imperfeitas de nossa época ), para que o homem possa finalmente compreender sua própria nobreza e dignidade , e por que é chamado de Macrocosmos, e até onde se estende seu conhecimento da natureza."

Acabei de vez. Deixe o Rosacrucianismo aos Rosacruzes e aos que, embora não sejam, viram, ainda que noutro Templo, a mesma Luz. Lembre-se, Julgamento, acusação, discriminação, condenação, mentiras, são atributos do deus deste mundo, totalmente incompatível com a vida e a lição do Mestre Jesus, O Cristo.
"JESUS MIHU OMNIA" – Divisa dos Cavaleiros Rosacruzes

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Oieeeee
que legal seu blog, ficou MARA!!!

abraço ;)

25 de fevereiro de 2008 às 15:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial