sexta-feira, 15 de maio de 2020

Chagdud Tulku Rinpoche

Chagdud Tulku Rinpoche foi um eminente e realizado mestre tibetano que difundiu amplamente o budismo nas Américas.
Seus principais professores foram Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, Tulku Arik, Tromge Trungpa, Khenpo Dorje, Dilgo Khyentse e Dudjom Rinpoche.
Nascido em 12 de agosto de 1930 em Kham no Tibet, fugiu do país após a invasão comunista chinesa em 1959. Viveu na Índia e Nepal até 1979, quando se mudou para os EUA.
Em 1994, mudou-se para o Brasil, onde também fundou diversos centros budistas.
Construiu o primeiro templo tibetano tradicional no Brasil o Khadro Ling, a sede do Chagdud Gonpa Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.
Seu corpo faleceu em 17 de novembro de 2002, em Três Coroas (RS), demonstrando surpreendentes sinais de realização meditativa.
O parinirvana de Chagdud Rinpoche ocorreu algumas horas depois de ensinar Powa para mais de trezentas pessoas no Khadro Ling; no início dos ensinamentos, ele fez uma alusão sutil ao fato de que iria ensinar por dois dias em vez dos três que haviam sido agendados.
Ele permaneceu em estado de meditação, sem deterioração de sua forma física, por mais de cinco dias após sua última respiração, ao cabo dos quais foi levado do Brasil para o Nepal.
Deixou um legado de Lamas e praticantes diligentes do budismo tibetano no Brasil e Américas.
“Quando o pássaro de ferro voar e os cavalos correrem sobre rodas, o povo tibetano será espalhado como formigas em todo o mundo e o Dharma chegará à terra do Homem Vermelho.”
A profecia do século VIII do Guru Rinpoche Padmasambhava.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial