sexta-feira, 15 de maio de 2020

Tara


Conta-se que a princesa Yeshe Dawa, "Lua de Sabedoria", que recebeu ensinamentos de Buddha, acumulou méritos e sabedoria,
Foi lhe dito que, como um dos diversos resultados de sua prática, ela ia renascer como homem, pois era mais benéfico do que nascer mulher, porque poderia viver na floresta, ou numa gruta deserta, sem ser molestada.
Mas a princesa não aceitou, pois já haviam muitos iluminados sob a forma masculina e a forma feminina poderia inspirar mais mulheres.
Ficou em retiro e após longas meditações ela atingiu o altíssimo estado de “não origem”, o estado real da mente e dos fenômenos “incriados”, sem início ou fim, ilimitado.
A partir de então ela passou a ser conhecida como Tara a “salvadora”, ou “aquela que libera” e também como Arya Tara, a Nobre Tara, a Salvadora, a Estrela, Grande Veloz, Protetora.
Tara é a corporificação da atividade de todos os Buddhas.
Tara é derivado da raiz “tri”, “atravessar”, possui o mesmo sentido em tibetano, correspondente a “Drölma”.
Como “Senhora do Barco”, ela conduz a alma que atravessa a corrente do samsara rumo à distante margem do nirvana.
Tara tem o poder eterno de salvar as criaturas atravessando-os com total segurança pelo horrível “oceano da existência samsárica fenomênica, pois o mar inteiro é o brincar cintilante e ondulante de sua shakti”.
OM TARE TAM SOHA
Tashi delek བཀྲ་ ཤིས་ བདེ་ ལེགས Que absolutamente todos os Seres Sencientes possam se beneficiar

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial