quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Religião e hipocrisia, o que disse o Mestre Jesus, o Cristo

Hipocrisia é o ato de fingir o que uma pessoa não é, ou não sente, ou não crê.
"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos." Mestre Jesus, o Cristo (Tiago 1:22)
Em suas apresentações os atores gregos e romanos tinham o costume de usar grandes máscaras, munidos de dispositivos mecânicos para aumentar a força da voz. Assim, a palavra hipócrita (do grego hypokrites), veio a ser usada metaforicamente para descrever o fingimento, o disfarce ou a dissimulação que era representada em palco pelos atores.
Essa é a base do falso orgulho. Alguém gostaria de ser algo significativo. Não sendo isso, o indivíduo apresenta ao público uma fachada de bondade que é falsa ou exagerada. Os sinônimos são a dissimulação, o farisaísmo, o fingimento e a falsa pretensão.
A hipocrisia não é apenas um ato consciente de dissimulação, mas também uma cegueira perversa.

Mestre Jesus o Cristo, advertindo os religiosos hipócritas

• Dizem o que não fazem (Mt 23.3). São adeptos do ditado: “faço o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Falam só da boca para fora. Louvam a Deus com os lábios, mas não com o coração (Mt 15.7-9). Sua adoração não é recebida por Deus.

• Cobram dos outros o que eles mesmos não fazem (Mt 23.4). São muito exigentes com os outros, mas frouxos quanto a si mesmos. Enxergam um argueiro no olho dos outros, mas não a trave que está no seu próprio (Mt 7.1-5). Fiscalizam os novos convertidos para cobrar um padrão muito elevado de conduta, de forma que estes se sentem miseráveis (Mt 23.15).

• Valorizam apenas a aparência (Mt 23.25-28). Procuram sentar-se nos primeiros lugares (v6), contrariando a orientação do Senhor (Lc 14.8-11), para serem vistos. Pensam: “quem não é visto não é lembrado”, pois visam cargos, promoções, elogios, etc.

• Buscam agradar aos homens e não a Deus (Mt 23.5). Oram, jejuam, dão esmolas, tudo para obter reconhecimento humano (Mt 6.1-5, 16). Hipócrita é o homem cuja bondade visa agradar não a Deus, mas aos homens. É o homem que se recusa a ajudar um enfermo no sábado, embora não descuide do bem estar-estar de seus animais no mesmo dia (Lc 13.15).

• Visam apenas o proveito próprio (Mt 23.13,14). São egoístas e pensam apenas em si mesmos. Aquele que peca e não reconhece é hipócrita (1 Jo 1.8). Aquele que peca e esconde é hipócrita (1 Jo 1.6). Mestre Jesus, o Cristo repreende a hipocrisia Cristo, em diversas ocasiões repreendeu veementemente a hipocrisia (Mt 6.5-6; 7.4-5; 23.23). Jesus possuía algumas maneiras peculiares de chamar os hipócritas: atadores de fardos nos ombros do outros (Mt 23.4), amantes dos primeiro assentos (Lc 11.13), estorvo da porta do reino dos céus (Mt 23.13), devoradores das casas das viúvas (Mt 23.14), dizimistas de hortelã (Mt 23.23), coadores de mosquito e engolidores de camelos (Mt 23.24), limpadores do exterior dos copos (Mt 23.25), sepulcros caiados (Mt 23.27), serpentes e raça de víboras (Mt 23.33).

O Mestre dirigiu essas palavras aos religiosos da época, os fariseus, com o objetivo de demonstrar a estes a divergência entre o que eles pregavam e o que faziam.

A hipocrisia, no entanto, não é própria somente aos religiosos, mas a todos quantos continuamente permanecem por trás das máscaras da falsidade em suas condutas teatrais.

Assim, côa um mosquito o pai de família que proíbe o namoro de sua filha, porém, engole um camelo pelo fato de possuir uma amante fora do lar, levando uma vida de promiscuidade.

Côa um mosquito o empresário que acusa desenfreadamente o ladrão de bicicletas, porém, engole um camelo com a sonegação fiscal da sua empresa.

Côa um mosquito o político que diz trabalhar em prol da sociedade, porém, engole um camelo ao envolver-se nas teias da corrupção.

Como atores profissionais têm a capacidade de interpretar, fingir, enganar e até chorar se necessário. As máscaras demonstram homens ideais e mulheres perfeitas, cuja aparência é digna de prêmio de integridade.

Porém, chega o momento em que o camelo “entala” nas gargantas. A máscara é removida, quando não estilhaçada. Vislumbra-se, então, o ser humano na sua essência: Arrogância, infidelidade, mentira.

Algumas passagens colocam a hipocrisia ao lado da mentira e calúnia (1 Tm 4.2; 1 Pe 2.1), pois os hipócritas tentam encobrir o pecado lançando uma luz sobre si mesmos, em detrimento da verdade. Deus não aceita a adoração dos hipócritas (Is 1.11-15)

Sinceridade. Sincero vem do latim sinceru. Esta expressão surgiu no período do renascimento, quando artistas não muito habilidosos cobriam os defeitos de suas esculturas usando cera e pó de mármore. Quando o sol derretia a cera os defeitos apareciam. A escultura verdadeira era sem-cera: sincera. O crístico verdadeiro e sincero não aprova a hipocrisia.

Humildade. A hipocrisia é orgulho disfarçado. A solução é a auto-humilhação (Mt 23.12). Aquele que se humilha não procura aparentar quem não é nem busca elogios dos outros. "Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”(Lucas 14:11) A nossa hipocrisia não engana a Deus.

Há muitos religiosos hipócritas, homens que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, mas se o interior for visto, ali há pensamentos impuros e motivos impróprios, mas eles sempre tentam esconder dos homens justificando a si mesmos diante dos homens (Lc 16.15).

A hipocrisia entre aqueles que professam ao Mestre Jesus, o Cristo como Salvador continua a ser um obstáculo para os incrédulos. O problema provavelmente nunca foi expresso de forma mais sucinta do que quando Ghandi, da Índia, afirmou sobre a cristandade:

“Gosto do Cristo deles, mas não gosto dos cristãos. Eles são tão pouco parecidos com seu Cristo.”

Devemos abandonar a mentira, o fingimento e a hipocrisia e ser autênticos e verdadeiros. (Ef 4.15, 25). Deus nos conhece como somos e nos ama assim mesmo, mas deseja que sejamos como Ele é. Entretanto, devemos buscar ser quem nós ainda não somos, ser melhores do que somos, progredir na vida espiritual, buscar incessantente nossa Crístificação.

"O que vencer não receberá o dano da segunda morte". (Apocalipse 2:11)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial