terça-feira, 11 de agosto de 2015

Como a Fênix

A todos queridos Irmãos e Irmãs de caminhada nesta vida: Ressurgi ! Agradeço de coração a conexão íntima que senti por inúmeras vezes com vocês. Durante minhas privações tirei muitas lições, contemplar a aproximação da morte muda as nossas prioridades e nos ajuda a abrir mão do nosso envolvimento obsessivo com coisas ordinárias. Que possamos aproveitar as lições em beneficio de todos os seres sencientes. Dedico o mérito de ainda estar vivendo para o benefício de todos.

"Tudo o que se forma tem que se desfazer, tudo o que se junta tem que se separar, tudo o que nasce tem que morrer."
A impermanência é um fato com que devemos nos acostumar e não esquecer. Façamos com que essa compreensão cresça em nossas mentes. Assim, teremos menos apego às coisas desta vida, e nossa habilidade de entender os ensinamentos, colocá-los em prática e repousar na meditação vai aumentar.
De volta ao "samsara" ainda mais determinado, forte e encorajado para adquirir a perfeita sabedoria ou seja iluminação, pois somente assim é possível escapar de samsara.
Qual é a razão para a miséria e dor que todo ser vivo enfrenta? Qual é causa para a ilusão do samsara? Ignoramos o que está primordialmente presente dentro de nós.
No lugar disso, imersos em emoções confusas, perseguimos objetivos ilusórios que resultam, infinitamente, em mais experiências ilusórias. Isso é “samsara”.
No momento da morte, ou quase morte, vamos compreender a futilidade de todas essas preocupações e atividades febris mundanas.
A menos que usemos agora essa oportunidade, para realizar o que é inteiramente possível, vamos continuar no futuro no mesmo caminho de ilusão.
Nós consideramos alguma coisa permanente até que ela seja destruída.
Por exemplo, uma pessoa é permanente até que ela morre; Ao entender a impermanência sutil, compreendemos que tudo muda de instante a instante, momento a momento.
Podemos dar ao envelhecimento um brilho confortável dizendo que uma criança está crescendo e ficando maior, mas, na verdade, a partir do momento que ela nasce, a criança envelhece todo dia e cresce em direção à morte. O mesmo vale para as estações e todas as outras coisas.
Na realidade, as coisas mudam a todo instante; mesmo as partículas mais sutis de matéria mudam continuamente. Nada permanece estável de um momento para outro. Isso é a impermanência sutil.
Se permanecermos sempre conscientes de que cada momento pode ser o nosso último, iremos intensificar a nossa prática para não desperdiçarmos nem fazermos mal uso da nossa preciosa oportunidade humana.

"Independentemente de quantos anos me restam, estou em paz com o fato de que vou morrer. A morte não me assusta, porque tenho confiança em minha prática espiritual e tenho tentado ajudar os outros o tanto quanto é possível. Eu sei por experiência que esses ensinamentos vão beneficiar qualquer um que aplicá-los, não apenas nesta vida, mas no momento da morte e em vidas futuras.Das profundezas de meu coração eu digo a vocês: um momento de bondade para com outro ser, um ato de intenção pura, vale mais do que toda a riqueza material do mundo quando você está morrendo. Então pratique agora, enquanto você pode, na maior medida possível, em qualquer situação. Isso vai preencher o propósito supremo de sua vida e, no momento da morte, você não vai ter arrependimentos." 
Chagdud Tulku Rinpoche

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial