domingo, 1 de março de 2015

Giordano Bruno (1548-1600)



Há 412 anos atrás, o livre-pensador, escritor, astrônomo e filósofo italiano Giordano Bruno, recebia da santa ignorância, o castigo de morrer na santa fogueira da inquisição.
 
Em suas considerações metafísicas, atacou todas as autoridades que se basearam em dogmas.
 
Estabeleceu que todas as maneiras de ver a vida dependem do lugar em que a pessoa se encontra no mundo, que a verdade absoluta é indescritível e que a Verdade e a Sabedoria não têm limites.


Segundo ele, o mundo é composto de elementos indissociáveis que obedecem a leis do Universo.
 
Para ele, Deus está em todas as coisas e todas as coisas estão em Deus.


Conseqüentemente, seus conceitos influenciaram inúmeros filósofos, particularmente Leibniz e Spinoza.
 
Por ter idéias heréticas, teve de deixar a Ordem dos Dominicanos, em 1576.
 
Voltando a Veneza, foi julgado por heresia e queimado vivo em 1600 em Roma, acusado de heresia, sentença esta, baseada no paradigma de uma mente coletiva que não podia suportar simples verdades, atuais como estas:
 
"O sol não gira em torno da terra,nem a terra é o centro do universo. O universo não está submetido a um destino rígido, mas se encontra em permanente evolução, seguindo uma ordem fixa, desde a eternidade.
 
O superior e o inferior estão ligados por uma só e mesma vida, que é infinita e inesgotável.


Se bem os indivíduos sejam inumeráveis, o todo é Uno e conhece resta unidade é o objetivo de toda a filosofia e toda a contemplação humana.
 
Todas as coisas que existem no universo estão dotadas de alma e vida...
 
O universo é eterno no tempo, infinito no espaço e tudo está em constante evolução. 


Em um universo assim, o espaço, o tempo, tamanho, peso, movimento, sucesso, trocas, relações e perspectivas são sempre relativos a qualquer marco de referência...
 
Nunca deve valer, como argumento, a autoridade de qualquer homem, por excelente e ilustre que seja.


É sumamente injusto pregar o próprio sentimento a uma reverência submissa aos outros; é próprio de mercenários ou escravos, e contrário à dignidade da liberdade humana, sujeitar-se e submeter-se .


É suma estupidez crer por costumes, é coisa irracional conformar-se com uma opinião por causa da quantidade de quantos a crêem. Pelo contrário, é preciso buscar sempre a razão verdadeira e necessária...
 
As estrelas, consideradas fixas, não o são em absoluto.


Já que se pudéssemos observar o movimento de cada uma delas, poderíamos ver que jamais duas estrelas conservam a mesma direção a mesma velocidade, somente as grandes distancias que nos separam delas é que não nos permite perceber as variações.


Portanto, há inúmeros sóis e um sem número de Terras que giram ao redor deles. Se aceitarmos que somente nosso planeta é habitado estaremos limitando a infinita bondade e perfeição atribuídas a Deus e as suas obras..."


Tradução do memorial:
 
"A Giordano Bruno, queimado vivo por intolerância religiosa. A comunidade democrática de Dovadola não esquece que é na harmonia da vida em comum que a liberdade de pensamento encontra seu fundamento." 1º de agosto de 1909.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial