sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A Maneira Adequada de Ouvirmos o Ensinamento Espiritual

A atitude.
A vasta atitude da bodhichitta [Mahayana]: É para o bem-estar dos outros que vou ouvir o Dharma profundo e colocá-lo em prática. Conduzirei todos os seres, meus pais, atormentados pelas misérias dos seis reinos da existência, ao estado búddhico onisciente, liberando-se de todos os fenômenos kármicos, padrões habituais e sofrimentos de cada um dos seis reinos.
A vasta habilidade nos meios [Vajrayana]:

Não considere:
O lugar onde o Dharma está sendo ensinado,
O mestre,
A assembléia,
Os ensinamentos e
O tempo como sendo comuns e impuros. Conforme você ouve, claramente mantenha as cinco perfeições na sua mente:

O lugar perfeito é a cidadela da expansão absoluta, chamada Akanishtha, o Insuperável;
O mestre perfeito é Samantabhadra, o dharmakaya;
A assembléia perfeita consiste de bodhisattvas e divindades, masculinas e femininas, da linhagem da mente dos conquistadores e da linhagem dos símbolos dos vidyadharas.

Ou você pode pensar que o lugar onde o Dharma está sendo ensinado é o Palácio da Luz de Lótus da Gloriosa Montanha Cor-de-cobre, o mestre que ensina é Padmasambhava de Uddiyana e nós, a audiência, somos os oito vidyadharas, os vinte e cinco discípulos, dakas e daknis. Ou considere este lugar perfeito como a terra pura oriental, Alegria Manifesta, onde o mestre perfeito Vajrasattva, o sambhogakaya perfeito, está ensinando à assembléia de divindades da família Vajra e aos bodhisattvas, masculinos e femininos.

Igualmente, o lugar perfeito onde o Dharma está sendo ensinado pode ser a terra pura oriental, Alegre, o mestre perfeito pode ser o Buddha Amitabha e a assembléia pode ser de bodhisattvas e divindades, masculinos e femininos, da família Padma.

Em qualquer que for o caso, o ensinamento é o do Mahayana e o tempo é a roda da eternidade, sempre girando. Estas visualizações são para nos ajudar a entender como as coisas são na realidade. Não é que estamos temporariamente criando algo que não existe realmente.

Conduta
O que evitar:
Os três defeitos do pote:
Não ouvir os ensinamentos é como um pote virado para baixo.
Não ser capaz de reter o que você ouviu é como um pote com um furo.
Misturar emoções negativas com o que você ouviu é como um pote como veneno dentro.
As seis máculas: Orgulho, falta de fé, falta de esforço, distração externa, tensão interna e desencorajamento, estas são as seis máculas.Evite os seis:
Acreditar orgulhosamente que se é superior ao mestre que está explicando o Dharma;
Não acreditar no mestre e em seus ensinamentos;
Falhar em se aplicar no Dharma;
Ser distraído por eventos externos;
Focalizar seus cinco sentidos muito decididamente para o interior; e
Ser desencorajado se, por exemplo, um ensinamento for muito longo.

Os cinco modos errôneos de lembrar:
Evite se lembrar das palavras mas se esquecer do significado;
Ou se lembrar do significado mas se esquecer das palavras.
Evite se lembrar tanto das palavras quanto do significado mas sem ter o entendimento;
Lembrá-los fora de ordem; ou
Lembrá-los incorretamente.

O que fazer
As quatro metáforas:
Você deve considerar a você mesmo como alguém que está doente;
O Dharma como o remédio;
Seu amigo espiritual como um médico hábil; e
A prática diligente como o modo de se recuperar.

Algumas pessoas se comportam:
Como se o seu mestre espiritual fosse um almiscareiro;
Como se o Dharma fosse o almíscar;
Como se eles mesmos fossem os caçadores; e
Como se a prática intensa fosse o modo de matar o almiscareiro, como uma flecha ou uma armadilha. Eles não praticam os ensinamentos que receberam e não sentem gratidão diante do mestre. Eles usam o Dharma para acumular más ações enquanto são dragados como um fardo pesado para os reinos inferiores.

As seis perfeições transcendentes:
Prepare o assento do mestre, coloque almofadas sobre o assento, ofereça uma mandala, flores e outras coisas; esta é a prática da generosidade.
Limpe o lugar ou sala depois de tirar cuidadosamente a poeira com água e evite toda conduta desrespeitosa; esta é a prática da disciplina.
Evite causar mal aos seres, mesmo ao menor dos insetos, e suporte o calor, o frio e todas as outras dificuldades; esta é a prática da paciência.
Deixe de lado todas as visões errôneas sobre o mestre e o ensinamento e ouça alegremente com fé genuína; esta é a prática da diligência.
Ouça às instruções do mestre sem distração; está é a prática da concentração.

Pergunte questões para limpar quaisquer hesitações e dúvidas; esta é a prática da sabedoria.
utros modos de conduta: Tome o assento mais baixo, cultive o suporte dignificado da disciplina completa. Com seus olhos transbordando de alegria, beba das palavras como um néctar e esteja completamente concentrado. Este é o modo de ouvir o ensinamento espiritual.

Patrul Rinpoche (1808-1887)
“As Palavras do Meu Professor Perfeito”
Tashi delek བཀྲ་ ཤིས་ བདེ་ ལེགས Que absolutamente todos os Seres Sencientes possam se beneficiar destes ensinamentos.

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