segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Mestre Dzogchen, SS Chatral Rinpoche, Sangye Dorje བྱ་བྲལ་སངས་རྒྱས་རྡོ་རྗེ

"Chatral Sangye Dorje", significa " Buda Indestrutível que abandonou todas as atividades mundanas".
Rinpoche era um dos detentores do Longchen Nyingthig, a linhagem que descende de Jigme Lingpa para Jigme Gyalwe Nyugu e daí para Patrul Rinpoche.
Ele foi entronizado como o regente-vajra de Sua Santidade Dudjom Rinpoche e passou esta linhagem para o tulku de Dudjom Rinpoche, que vive no Tibet central.
Foi detentor também da linhagem da Dakini Sera Khandro.
Comprometido com a vida de um yogi asceta errante, conhecido por sua grande realização e estrita disciplina, aclamado como um dos mais realizados yogis dos ensinamentos Dzogchen.
Rinpoche foi famoso por seu compromisso com o caminho budista, estudou com os grandes professores, incluindo Suas Santidades Dudjom Rinpoche e Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, e a famosa Dakini Sera Khandro.

"Repentinamente perdemos um guardião que diligentemente protegia, de modo geral, o Dharma de Buda, em particular o Vajrayana, e em especial o Budismo Tibetano e a linhagem Nyingma.
O termo Chatral traz a conotação de um iogue ascético que tudo abandona.
De modo usual, os nomes são dados como rótulos.
Mas, no caso deste alguém que agora entra no parinirvana, o nome Chatral não era meramente. Ele era o epítome e a corporificação do verdadeiro significado da palavra chatral.
Em toda a longa duração de sua vida, que foi mais de 102 anos, este foi um homem que fez muito, se relacionou com alguns dos maiores seres, e se tornou o mestre dos mestres, inclusive ensinando e se tornando o guru de Yongzin Gyaltsab Radreng Rinpoche, que foi o homem que encontrou Sua Santidade o 14° Dalai Lama Tenzin Gyatso.
Mesmo assim este mesmo homem mal pode dizer que tem um monastério, instituto ou centro de Dharma. Ao redor dele, parafernálias como telhados banhados a ouro e tronos não são encontrados. Ele foi um Chatral no real sentido da palavra.
Mas não se engane: muitos Lamas como eu próprio, que fazem barulho, que exibem imagens destoantes, e que viajam por todo canto do mundo, não realizaram quase nada se comparado a este homem que parece que nunca fez nada exceto manter seu assento de meditação sempre quente.
Mas se ele manifestou ação, este foi o homem que usou 99.99% do que tinha salvando a vida de animais. Sendo assim, para seres ignorantes como nós, tentar expressar as grandes qualidades deste ser iluminado é como tentar medir a largura e a profundidade do céu.
Mesmo assim, se eu for expressar um ponto do pouco que eu conheci deste homem, é isto: o Dharma de Buda apresenta muitos desafios, inclusive todos os charlatães que prejudicam completamente a imagem do Dharma.
Eles podem ser superados por aqueles que parecem fazer a coisa certa, que parecem ser serenos, apropriados, morais, e que nunca incomodam ninguém.
Mas então isso nos leva a um outro desafio ainda mais difícil de superar. Porque fazer as coisas de modo apropriado, correto e com moral, e com o fardo de não incomodar ninguém, nos faz ser vítimas do politicamente correto e nos torna hipócritas.
Na minha limitada vida tenho visto muito poucos seres anti-hipocrisia, e ele foi um deles. Era sempre sincero, não havia negociação, e obviamente ele nunca trocou uma simples palavra de Dharma por dinheiro. Repetidas vezes ele se recusou a fazer reverência aos poderosos.
Ele fez um monte de hipócritas como nós estremecer. Só de saber que estava vivo e respirando, em algum lugar entre Siliguri e Pharping, fazia nossos corações tremerem.
Mesmo embora nós não conseguíssemos vê-lo, especialmente mais pro fim de sua vida, tive mais de 20 pedidos de entrevista recusados, sua mera presença nesta terra arrasava a hipocrisia.
Para expressar nossa homenagem, devoção e súplica, possamos nós, discípulos deste homem, manter em nossas vidas a prática de libertar seres vivos."
Dzongsar Khyentse Rinpoche

"Faça todo o esforço para não matar qualquer ser vivo: pássaros, peixes, gazelas, vacas e até mesmo pequenos insetos. Ao invés disto, ocupe-se de salvar a vida deles oferecendo proteção em face de todos os perigos. O benefício desta ação está além da imaginação. Esta é a melhor prática para a sua própria longevidade. E o mais grandioso ritual para os vivos ou mortos. É a minha principal prática para beneficiar os outros. Ela dissipa todos os obstáculos e adversidades externos e internos.Sem esforço e espontaneamente, traz condições favoráveis. E, quando inspirada pela nobre mente de bodhichitta e selada com preces puras de dedicação e aspiração irá levá-lo à completa iluminação e à realização do seu bem-estar e o dos outros. Disto você não precisa ter qualquer dúvida!"
S.S. Rinpoche Chatral
Tashi delek བཀྲ་ ཤིས་ བདེ་ ལེགས Que absolutamente todos os Seres Sencientes possam se beneficiar destes ensinamentos sagrados.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial