quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche

Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibete, 1910 ~ Butão, 1991) foi um dos maiores lamas tibetanos do século 20, sendo mestre da maioria dos lamas mais importantes hoje, incluindo S.S. Dalai Lama.
Viveu cerca de 20 anos em retiros em cavernas ou eremitérios no Tibete e, por sua vida e atividades, foi um exemplo vivo para os que se aproximavam de como seria estar frente-a-frente com um mestre como Padmasambhava, que propagou o budismo Vajrayana no Tibete no século 8.

Sendo considerado mestre em todas as diferentes linhagens tibetanas, foi o mais eminente representante contemporâneo do movimento não-sectário Rime, e também um terton (descobridor/revelador de escrituras e liturgias), preservando e propagando o budismo como poucos.


Seus principais professores foram Shechen Gyaltsap Rinpoche e Dzongsar Khyentse Chokyi Lodro.
Sua reencarnação, Khyentse Yangsi Rinpoche, nasceu no Nepal, em 1993.


"Se você, ao executar ações positivas, seguir um mestre, ouvir seus ensinamentos e colocá-los em prática, e ao abandonar ações negativas, se sentir satisfeito consigo mesmo, ou orgulhoso, e pensar: “Que boa ação eu fiz!”; esse tipo de apego é um grande defeito.
Você deve sempre estar completamente livre do apego e ver tudo como um sonho, uma ilusão.
Embora você esteja seguindo um mestre, na verdade o mestre absoluto é o dharmakaya, que é a natureza da sua própria mente.

O mestre externamente manifesto que você segue agora, ele mesmo é como um sonho. A emanação do corpo dele não é permanente e ele vai novamente deixar este mundo.

O verdadeiro mestre interior dharmakaya nunca se separa de você. Então mesmo se você, no nível relativo, segue um mestre, pratica e executa diversas ações positivas, você deve fazer isso sem nenhum apego, vendo tudo isso como ilusório por natureza."
S.S. Dilgo Khyentse Rinpoche ( Tibet, 1910 – Butão, 1991 )

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial