quinta-feira, 9 de abril de 2015

Os budistas celebram em 8 de abril o nascimento do Buda Shakyamuni (Príncipe Sidarta Gautama) que há aproximados 565 A.C. nascia na Índia antiga

Siddhartha Gautama, Buda Shakyamuni , o “escolhido/aquele que despertou de um sono profundo”, aquele que possui o esclarecimento espiritual, foi um mestre que revelou a doutrina budista e seus ensinamentos.
Note que, o nome Buda, termo derivado do páli buddha, significa "desperto, iluminado, o que compreendeu, o que sabe" e portanto, não compreende somente o profeta fundador, mas um título da filosofia budista para indicar pessoas iluminadas com avançado esclarecimento espiritual. Nesse sentido, a filosofia budista possui muitos budas, entretanto, Siddhartha Gautama é o mais conhecido, o fundador da filosofia budista, o "Supremo Buda" Sammāsambuddha .

Os budistas são acusados de ateísmo, na realidade não pronunciam a palavra Deus porque sabem Deus está em cada um de nós, está em tudo e em todos… Tudo é Deus. Deus não se encontra numa possibilidade externa, mas na possibilidade do interno de cada um de nó, por ser tudo isto segundo a concepção de cada praticante.

Pode ser uma Filosofia de Vida de emprego bem prático que não impede que você professe outra religião ou credo, muito pelo contrário nos dá condições através das quatro nobres verdades, do nobre caminho óctuplo, da compreensão sobre os doze elos e outros meios hábeis, de sermos melhores cidadãos, melhores profissionais, melhores homens e mulheres.

De acordo com o budismo, durante a sua iluminação, Sidarta compreendeu as causas do sofrimento e os caminhos necessários para eliminá-lo.

Estas descobertas tornaram-se conhecidas como as Quatro Nobres Verdades, que são o coração dos ensinamentos budistas. Com a realização dessas verdades, um estado de suprema liberação, ou nirvana, é acreditado ser possível ao alcance de qualquer ser. O Buda descreve o nirvana como um estado perfeito de paz mental livre de toda ignorância, inveja, orgulho, ódio e outros estados aflitivos. Nirvana é também conhecido como o fim do ciclo samsárico, em que nenhuma identidade pessoal ou limites da mente permanecem.
De acordo com a história do Āyācana Sutta (Samyutta Nikaya VI.1) - uma escritura, escrita em páli, e outros canônes, imediatamente após a sua iluminação, o Buda debateu se deveria ou não ensinar o darma aos outros.
Ele estava preocupado que os humanos, tão fortemente influenciados pela ignorância, inveja e ódio, poderiam nunca reconhecer o caminho, que é profundo e difícil de ser compreendido.
No entanto, segundo o mito, Brahmā Sahampati tê-lo-ia convencido a ensinar a doutrina, argumentando que pelo menos alguns iriam entendê-lo. O Buda, após isso, concordou em ensinar o darma. Sidarta percorreu o país pelos 45 anos seguintes, difundindo-a.
Os budistas celebram em 8 de abril o nascimento do Buda Sakyamuni (Príncipe Sidarta Gautama) que há aproximados 565 A.C. nascia na Índia antiga.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial