quarta-feira, 6 de maio de 2015

Devo viajar para o Tibet ?


Argumentos para:

O Dalai Lama tem incentivado os estrangeiros a visitar o Tibet e informar aos outros sobre as suas experiências em seu retorno.

Turismo fornece uma janela para o mundo exterior.

Tibetanos saúdam a presença de turistas (não chineses).

Despesas turísticas podem ajudar as comunidades tibetanas, embora apenas em determinadas circunstâncias.

Argumentos contra:

China não tem o direito de determinar quem entra no Tibet e visitando você fornece legitimidade a ocupação da China .

A maior parte do dinheiro que você gasta vai para os bolsos de empresas chinesas.

Viagem no Tibet é conduzida nas condições previstas pelos chineses, e não por tibetanos, e envolve sempre algum grau de cumprimento das políticas e medidas totalitárias do regime chinês de segurança.

Não concedem visto, somente uma autorização precária, dica registre-se no corpo consular brasileiro de onde partiu e informe sua viagem para o Tibet.

Cultura tibetana, (principalmente o Budismo e os Monastérios) é usada como um recurso explorável pela China para atrair turistas de renda para o benefício do Estado chinês.

Na realidade, a China atacou e continua, a cultura tibetana durante décadas.




Ao visitar os Monastérios proceda com a devida reverência, não são apenas lugares bonitos e antigos, são lugares sagrados. Ande sempre no sentido horário, saúdem os Budas, ainda que de forma simples, juntando ambas as mãos na altura do peito e curvando levemente a cabeça.

Não há uma resposta simples. Se você preferir não viajar, considere indo para uma área tibetana da Índia, como Dharamsala ou Ladakh.



Situação atual

Os estrangeiros são autorizados a viajar para a Região Autônoma do Tibet, sob certas restrições, mas autorizações são necessárias.

Viagem independente não é possível, tudo deve ser organizado através de uma agência de viagens.

Pode haver restrições para as viagens a muitas outras partes do Tibet, especialmente onde os protestos têm ocorrido.

Há forte presença militar e de segurança nas ruas, monastérios, e estradas de muitas cidades tibetanas.

Antes de ir:


Esteja ciente de que quaisquer restrições em vigor pode mudar dramaticamente e sem aviso prévio. Registre-se no consulado brasileiro de onde partiu para o TIbet.

Também é importante para planejar o seu itinerário, especialmente se você estiver indo para a Região Autônoma do Tibet.




O que põe em perigo os tibetanos e você?

Cuidado com as conversas indevidas com chineses (mesmo jovens estudantes "inocentes"), podem ser agentes da Guoanbu, Ministério de Segurança do Estado.

Esteja ciente que toda sua comunicação será monitorada, cuidado com o que fala, não se iluda, encontrei policiais chineses em Lhasa que falavam português.

Não leve fotos do Dalai Lama no Tibet. A posse de tais fotografias é proibida e os tibetanos podem ser detidos por posse ou se te pedirem para ver uma.

Não se envolva em qualquer discussão sobre temas políticos, como a menção ao Dalai Lama ou protestos.

Não tire fotografias de pessoal de segurança ou tropas militares (seu guia turístico pode ser punido se o fizer) e você pode ter sua câmera aprendida, ou até ser detido.

Não se afastem do seu itinerário oficial, pois isso pode causar problemas enormes para quaisquer tibetanos você pode ter encontrado, os chineses monitoram a movimentação de todos os turistas no Tibet.



Como posso maximizar o benefício da minha viagem para os tibetanos?

Ajude a manter viva a cultura tibetana. É muito importante o uso de negócios tibetanos, incluindo hotéis, restaurantes, guias e barracas de souvenirs.

Ao visitar templos, mosteiros ou santuários você pode querer deixar uma doação. É melhor para doar diretamente a um monge ou monja.

O povo tibetano é amável e hospitaleiro, a saudação é Tashi Delek, ela mais um sorriso é tudo que você precisa para ser bem recebido.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial