quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saga Dawa

Saga Dawa. Este é o mais importante festival religioso do budismo tibetano, durante este mês, quando a maioria dos acontecimentos importantes na vida de Sidarta Gautama, o Buda Shakyamuni aconteceram. Seu aniversário, o dia da sua Parinirvana (morte), e, mais importante, o dia em que ele foi iluminado.
Saga Dawa é chamado o "mês de mérito" para os budistas tibetanos.
Dawa significa "mês" em tibetano, e "Saga" ou "Saka" é o nome de uma estrela proeminente no céu durante o quarto mês lunar do calendário tibetano, quando Saga Dawa é observado, geralmente começa em maio e termina em junho.
A partir de 19 de maio, o mês de Saka Dawa vai começar e termina em 16 de junho. Tradicionalmente o 15º dia do quarto mês do calendário tibetano (cairá em 02 de junho no Brasil e o 30°dia a16 de junho).
Especialmente nestes 2 dias é auspicioso: Não comer carne, ofertar doações, orar, fazer prostrações em lugares sagrados, evitar o sexo, evite matar qualquer ser vivo, evitar bebidas e drogas, jejum, ofertar lamparinas, dar esmolas, libertar animais que seriam abatidos.
Este é um mês especialmente dedicado a "fazer o mérito."
Mérito é entendida de muitas maneiras no budismo. Podemos pensar nele como os frutos do bom karma , especialmente quando isso traz-nos mais perto da iluminação.
Durante este mês, os praticantes colocam especial ênfase na prática do Dharma como circunvolução de mosteiros e stupas, prostrações, práticas, recitando mantras, oferecendo mandalas e salvando animais.
Todos os méritos de ações virtuosas e não virtuosas feitas neste mês são multiplicados cem milhões de vezes .
Assim, acredita-se que quaisquer méritos que são recolhidos durante este mês vai ter vários efeitos. Evitando ações negativas e se engajando em atos positivos, especialmente durante este mês.
No Tibet, durante este período, centenas de milhares de pessoas viram as rodas de oração na rua em Lhasa. Durante o mês de Saka-Dawa, marcando o nascimento, a iluminação de Buda e sua Parinirvana, muitas pessoas se juntam a celebração dos monges com dezenas de milhares de tigelas de água e oferendas de lamparinas de luz para os Budas das dez direções. As luzes são para banir a escuridão espiritual.
photo buda© by anubysp

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial