quarta-feira, 3 de julho de 2013

Deus Inefável


Extrato do Evangelho Gnóstico de João, um dos textos que compõem a Biblioteca de Nag Hammadi:
 
A Monada é uma unidade sobre a qual nada rege. [...] é o Invisível e aquele que está acima do Todo, é imperecível e existe na pura luz para a qual olho algum é capaz olhar.

É o Espírito invisível. Não se deve pensar que seja um deus ou como um deus, pois é mais que um deus.
É um Começo que nada precede, pois nada existiu antes dele e não há nada que Ele necessite.

Não existe em qualquer coisa que seja inferior a si, pois tudo existe nele.

Não necessita de vida, pois é eterno; não necessita de nada.

É Pleno, não possui nenhuma deficiência que possa ser aperfeiçoada, está além de toda perfeição.
É luz.
É ilimitável, já que não há nada anterior a ele para limitá-lo.
É insondável, já que não há nada anterior a ele para sondá-lo.
É imensurável, pois não há nada anterior a ele para medi-lo.
É invisível, pois ninguém nunca o viu.
É eterno e existe eternamente.
É inefável, já que nada pode compreendê-lo para dizê-lo.
É inominável, pois não há nada anterior a ele para dar-lhe um nome.
É Luz imensurável, pura, sagrada e imaculada.
É indescritível, sendo perfeito em sua incorruptibilidade.

Não que seja perfeição, bem-aventurança, ou divindade: é muito maior.

É ilimitável.

Não é corpóreo nem incorpóreo; nem grande nem pequeno.

“É impossível dizer ‘Qual é sua medida?’ ou ‘Qual é seu tipo?’, pois ninguém pode conhecê-lo.

Não é uma dentre as muitas coisas que há na existência: é muito superior. [..] É em si mesmo.

Não é uma parte dos eons ou do tempo, pois o que quer que seja parte de um eon foi produzido por algo mais.

O tempo não foi designado a Ele, pois Ele não recebe nada de ninguém. Aquele que existe desde o princípio não necessita de nada daqueles que vieram depois.

Em resumo, nada há antes dele.

Contempla somente a si mesmo na perfeição da Luz e abrange a pura Luz “Aquele-que-é-perfeito é majestoso; é puro, mente imensurável.

É o eterno que provê eternidade.
É o Eon que gera eon.
Luz que confere luz.
Vida que dá vida.
O Abençoado que provê bem-aventurança.
Conhecimento (gnosis) doador de conhecimento.
O Bem que provê bondade.
Misericórdia que provê misericórdia e redenção.
Graça que dá graça.
Não que seja realmente assim.

Mais exatamente, provê incomensurável e incompreensível luz.
O eon dele é imperecível.
É tranqüilo e repousa no silêncio.
É anterior ao Todo.
É a cabeça de todos os eons e sustenta-os por meio de sua bondade. Aquele-que-é-perfeito contempla a si mesmo na luz que o circunda...


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